Centrais Sindicais se reuniram, nesta quinta-feira (03), com o presidente da Assembleia Legislativa, Adão Villaverde, para solicitar apoio ao reajuste de 12,59% para o piso regional. Segundo os sindicalistas este índice contempla um quarto das perdas salariais sofridas nos últimos anos. O Projeto de Lei, número 96/2011, encaminhado à Assembleia pelo Governo do Estado propõe aumento de 11,6%, prevendo salários entre R$ 610,00 até R$ 663,40.
Na próxima semana, as centrais deverão reunir com os líderes das bancadas dos partidos na Assembleia Legislativa. A pauta será reivindicar, além do índice, alterações das faixas salariais de algumas categorias e inclusão de outras ainda não contempladas. E ainda a instituição de uma política salarial permanente de reajuste que deve levar em conta o crescimento da economia gaúcha de dois anos anteriores.
O presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor, avalia com positiva a iniciativa do governo do Estado em conceder reajuste acima da inflação para o piso regional, o que recupera parte das perdas. Para Vidor isto demonstra, na prática, o compromisso do governador Tarso Genro, em resgatar o piso regional como importante instrumento de distribuição de renda. “O salário estadual também proporciona aumento do consumo que gera mais desenvolvimento para todos os setores da economia do Estado”, completa o presidente da CTB/RS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário