Um dos itens das negociações a serem realizadas este ano, além do reajuste, será a antecipação da data base de maio para março em 2013, acompanhando a antecipação da data base do salário minimo e do piso regional no estado.
Rosane Simon, presidente do Sindicato, explica que a partir de maio, nenhum comerciário deve receber valor menor que o estipulado em lei referente ao mínimo regional do estado. O valor atual é de R$ 732,36. “Estamos enviando comunicado aos escritórios lembrando que o acordo do nosso dissídio 2011/2012 vence em abril, passando a partir de maio a valer para o comércio o valor do piso regional até que seja acordado o dissídio do período 2013/2013”.
Há descontentamento na base com a inflação medida no período, que ficou em 4,88%. “É um índice baixo, mas temos neste início das negociações o piso regional que nos dá um bom parâmetro”, diz Rosane. A presidente do Sindicato lembrou da luta dos empresários contra o piso regional. “Não vai faltar aqueles que digam que não precisa mais dos Sindicatos, já que o governo está estipulando o salário mínimo no estado e no país. Mas temos que lembrar que a luta pela valorização do salário mínimo é uma luta dos sindicatos e dos trabalhadores, que fizeram e continuarão a fazer muita pressão pela sua valorização”.
Apesar do valor estipulado pelo mínimo regional, a luta será para fechar acima deste piso e ampliar o valor do aumento real para aqueles que ganham acima deste valor. “Convocamos todos os nossos diretores para iniciarmos com bastante força a nossa campanha salarial deste período”, concluiu a presidente.
Posse da nova diretoria
No próximo dia 25, a diretoria eleita em março toma posse, em um jantar festivo no CTG Chaleira Preta. Os convites estão a venda na sede do Sindicato. O evento começará as 20 horas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário