segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Bancários, comerciários e trabalhadores dos Correios realizaram ato unitário em Ijuí


Apitaço no Banrisul, Bradesco e
Agência dos Correios
Bancários, comerciários e trabalhadores dos Correios fizeram nesta segunda-feira, 03 de outubro, uma caminhada pelo centro de Ijuí. As três categorias, estão em plena negociação salarial e enfrentam duras negociações. Bancários e trabalhadores dos Correios estão em greve. A manifestação coincidiu com o “Dia Internacional de Ação” convocado pela Federação Sindical Mundial (FSM) que mobilizou a classe trabalhadora e o povo em geral para um dia de luta dos trabalhadores em todo o mundo. Manifestações em diferentes países marcaram a data, que é também a data da fundação da FSM, em 1945.

Em Ijuí, a manifestação teve início as 10 horas, quando as três categorias concentraram-se em frente a Caixa Econômica Federal, no centro da cidade. Dali, saíram em caminhada até a agência do Banrisul. Em frente ao banco, uma parada para a manifestação do Sindicato dos Bancários de Ijuí. “Este ato tem um significado especial porque reúne os trabalhadores do setor público e do setor privado. Unidos e com objetivos em comum revindicamos a justa reposição salarial destas categorias e a luta por dignidade e melhores condições de trabalho”, disse Paulo Scherer, diretor do Sindicato dos Bancários. Convocando os trabalhadores a aderirem a greve, um apitaço foi realizado dentro da agência. A uma quadra dali, numa agência do Bradesco, um novo apitaço, chamando os trabalhadores a aderirem a paralisação.

Logo adiante, ainda no centro da cidade, uma nova parada próximo a esquina das Lojas Colombo, desta vez para a manifestação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí. “Este dia marca um momento histórico na nossa luta, pois unidos neste ato, exigimos respeito e dignidade nas negociações salariais em curso e melhores condições de trabalho. A exploração da classe trabalhadora só muda de lugar, mas é a mesma seja para comerciários, bancários ou trabalhadores do Correio”, disse a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Rosane Simon.

A manifestação teve fim em frente a agência central dos Correios. Dentro da agência, outro apitaço para chamar os não-grevistas a aderirem a paralisação. “Os trabalhadores dos Correios estão no limite e por isso estamos lutando por uma justa reposição salarial e por melhores condições de trabalho e de segurança”, disse Marcos Dias, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos do RS.

Os três sindicatos avaliaram positivamente o ato que recebeu apoio positivo da maioria da população, por onde passava. Os trabalhadores encerraram a manifestação cantando o Hino do Rio Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário