Realizado nos dia 19, 20 e 21 de abril, o 9º Congresso da Fecosul (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS) reuniu representantes de trabalhadores no comércio das mais diversas regiões do estado na cidade de Torres. No evento, foi eleita a nova diretoria efetiva da entidade, suplentes de diretoria, conselho fiscal e delegados à confederação. O Congresso foi palco também de debates e palestras.
A cerimônia de abertura recebeu a presença de várias autoridades e delegados sindicais. Compuseram a mesa Guiomar Vidor (Presidente de Fecosul), Rosane Simon (2º Vice Presidente), Idelmar de Mota Lima (Presidente da Federação dos Empregados no Comércio/MS), Levi Fernandes Pinto (Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio), Lourival Figueiredo Melo (Secretario da CNTC), Assis Melo (Deputado Federal), Henrique Fermiano da Silva (Secretário Geral da CTB/RS), Sérgio Neves (Representante da UGT), José Francisco Pantoja Pereira (Presidente da Federação dos Comerciários do Pará e do Amapá), Edison Costa Marques (Fitedeca) e Heitor Schuch (Deputado Estadual).
O presidente da Fecosul, Guiomar Vidor, falou da importância da realização do congresso para os comerciários. “Hoje estamos aqui representando mais de 500 mil trabalhadores do Estado. Nossa gente que luta por melhores condições de trabalho. Tenho certeza que as representações vindas de todos os lugares do Estado nos ajudarão a fazer a diferença para nossa categoria”, declarou .
Durante a cerimônia as questões das lutas das mulheres foram várias vezes destacadas. Rosane Simon citou a importância da inserção da mulher dentro de federações. “É importante as entidades, como a Fecosul, se responsabilizem pela inserção da mulher nas instancias de poder e de mando. Precisamos de uma força tarefa composta por homens e mulheres para criar condições iguais para as mulheres. Somos 38% do porcentual presente aqui hoje, um índice bom mas ainda baixo”, afirmou.
Ela também citou o 9º congresso como um ponto de apoio para buscar de soluções aos problemas da categoria. “A Fecosul luta pela unidade dos trabalhadores para que possamos avançar nas conquistas gerais da classe. Para isso temos que conhecer a realidade em que vivemos e nosso congresso esta possibilitando esta reflexão através de palestras que possam ajudar a transformar esta realidade em busca de um futuro melhor para todos”, conclui Rosane. Após o discurso da 2º vice-presidente da Fecosul, Levi Fernandes Pinto, Presidente da CNTC anunciou a criação de uma coordenadoria da mulher dentro da CNTC.
No congresso também foram debatidos temas como a “Agenda da Classe Trabalhadora e Desafios do Movimento Sindical” e "Mudanças e desafios nas negociações coletivas no setor de comércio e serviço".
Vidor é reeleito presidente da Fecosul
A eleição congressual, com chapa única, aconteceu no último dia do 9º Congresso dos comerciários gaúchos. Guiomar Vidor, comerciário de Caxias do Sul, foi reeleito presidente da Federação. Do total de 219 votantes, 217 votos foram para a chapa única e dois em branco, tendo a chapa obtido 99% de aprovação. Rosane Simon, Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí foi reeleita ao cargo de 2ª Vice-presidente da entidade.
Vidor reafirmou seu compromisso a frente da Federação. “Estamos assumindo aqui coletivamente a responsabilidade de continuar a luta em defesa dos direitos dos trabalhadores do comércio e serviços”.
O plenário aprovou também o plano de lutas para o próximo quadriênio onde se destacam a luta pela regulamentação da categoria comerciária e lutas gerais dos trabalhadores como as 40 horas semanais, o fim do fator previdenciário, fim do banco de horas e um projeto nacional de desenvolvimento e valorização do trabalho.
Com informações da Assessoria de Comunicação Fecosul
Márcia Carvalho, Marina Pinheiro e Tiago Cidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário