quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Comerciários debatem campanha salarial 2013 e elegem Delegados Sindicais

Os comerciários de Ijuí e Região estiveram reunidos em assembleia na última sexta-feira (08) e iniciaram as deliberações sobre a campanha salarial da categoria em 2013. A presidenta do Sindicato Rosane Simon informa que a categoria vai reivindicar o repasse de 100% do INPC e 10% de aumento real. “Sabemos que o comércio se mostra estável economicamente. Por outro lado sabemos também que está com dificuldade de contratar, pelos horários diferenciados que exige em relação a industria ou outros setores. O trabalhador do comércio acaba migrando para não ter que trabalhar aos sábados a tarde ou domingos. Então está na hora de valorizar o trabalho no comércio”.

Rosane informou ainda que devido a antecipação da data base do comércio de maio para março o INPC do período será medido em 10 meses, de maio 2012 a fevereiro de 2013. Sem contabilizar ainda o mês de fevereiro, o índice fechou em 5,32% e a expectativa é de que feche próximo a 6,3%.

“É importante lembrar que nossa mobilização não é só pelo reajuste mas também pelo reforço na luta e na conquista de mais cláusulas sociais para a categoria. Temos 79 revindicações. Muitas delas, como o auxílio escolar, nos já conseguimos estabelecer. Mas existem ainda muitas outras, como o auxílio creche, pelas quais nós estamos lutando”.

Rosane Simon lembrou novamente que a partir em março, data base da categoria, o piso no comércio passa a ser de R$ 805,59, valor do salário mínimo regional. Enquanto não fechar o novo acordo, nenhum comerciário deve receber menos que este valor como salário.



Assembleias de base elegeram delegados sindicais
Diversas assembleias foram realizadas também na base territorial do Sindicato, não só para tratar do dissídio mas também para atualizar os trabalhadores do comércio nestes municípios sobre as demandas da categoria. Estas assembleias elegeram delegados sindicais que serão os representantes do sindicato nestes municípios e na região.

“Tivemos a grata surpresa de elegermos 3 mulheres como delegadas neste período o que é muito significativo, já que é a primeira vez que as mulheres chegam e se propõem a este desafio. Os delegados tem uma função muito importante porque são eles que nos dão o suporte e reforçam a nossa luta nos municípios de atuação do Sindicato”, disse a Presidenta.

Foram eleitos delegados sindicais Oseias Franciscone (Ajuricaba), Juliano Antunes Rodrigues (Nova Ramada), Marcelo Andrade Rigoli (Chiapetta), Neuza Bindé (Campo Novo), Gladis Janice Beck Georgen (Augusto Pestana), Vilson Melo (Santo Augusto) Ines Cristina da Silva (Coronel Bicaco), Itani Filipin (Catuípe) e Rivail Rosa dos Anjos (Jóia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário