segunda-feira, 28 de maio de 2012

Posse da nova diretoria do Sindicato


Cerca de 350 pessoas compareceram ao ato
A diretoria do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí eleita neste ano tomou posse na última sexta-feira. O ato de posse foi realizado em clima festivo num jantar no CTG Chaleira Preta. Cerca de 350 pessoas compareceram ao evento entre comerciários, representantes de Sindicatos de empregados no comércio da região e também representantes de Sindicatos de outras categorias.

Luiz Carlos Vasconcellos
A cerimonia foi conduzida por Luiz Carlos Vasconcellos, assessor jurídico dos comerciários em Ijuí e a mesa formada por Nestor Kalsing, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Santa Rosa e coordenador da regional noroeste missões da FECOSUL, Carlos Karlinski, presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Ijuí, Guiomar Vidor, Presidente da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços do RS (FECOSUL) e Rosane Simon, presidente dos comerciários em Ijuí, reeleita para o seu terceiro mandato.

Nestor Kalsing
Nestor Kalsing saudou a todos os presentes em nome dos comerciários. “Quero deixar à nova diretoria o nosso apoio e a certeza de que podem contar conosco para ajudar nas mobilizações que temos pela frente. Desejo sorte e tenho a certeza, que pelo trabalho que até aqui foi realizado, os comerciários estão bem representados em Ijuí”.

Carlos Karlinski
Carlos Karlinski falou em nome dos Sindicatos de Ijuí: “A velocidade das transformações que atingem os trabalhadores nos trarão muitos desafios pela frente e nós, trabalhadores de todas as categorias temos que estar organizados e solidários para enfrentar estes desafios. Desejo um bom mandato, coragem, saúde e sucesso”.

Em seguida os diretores foram nominados e Guiomar Vidor, presidente da Federação deu posse à diretoria. “Tenho a grata satisfação de estar em Ijuí e em nome da Federação dar posse a esta diretoria. O momento exige que os trabalhadores sejam os agentes das transformações na sociedade e isto exige muita dedicação de todos vocês”.

Guiomar Vidor
Vidor comemorou a eleição de novos diretores nesta gestão. “É importante mesclar experiência com a renovação. Os desafios que vocês assumem requerem muito dedicação. Temos o compromisso com a valorização do trabalho, com a regulamentação da categoria comerciária, com o projeto das 40 horas semanais, todos de muita importância para os trabalhadores. Como presidente da Federação e também da CTB/RS (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), central a qual este Sindicato é filiado, garanto a vocês que estaremos juntos em todas estas lutas”, concluiu.

A presidente Rosane Simon disse sentir muito orgulho de novamente estar a frente da categoria. “É importante estar aqui com vocês porque esta diretoria se fortalece com a presença de cada um. A nossa luta não é feita só com os diretores mas junto com toda a categoria. Só assim poderemos dar conta da imensa tarefa que é lutar por melhores condições de vida para os comerciários e também para todos os trabalhadores”.

Após o ato de posse, todos confraternizaram em um jantar baile. O mandato no Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí é de três anos.

A nova diretoria empossada

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Inscrições abertas para mostra de vídeo sindical

Organizada pela Secretaria de Formação, Cultura e Comunicação da CTB (Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), a 1ª Mostra de Vídeo Sindical da CTB tem como objetivo divulgar e estimular a produção audiovisual (documental ou ficcional) que trata do mundo do trabalho no Brasil e na América Latina para dar visibilidade às condições de vida e trabalho de homens e mulheres, empregados e desempregados.

Os vídeos podem ser produzidos por trabalhadores, Sindicatos ou Federações com temáticas em histórias e bandeiras de luta. Serão classificados três vídeos por Estado. O resultado da classificação será anunciado ao público em solenidade especial de entrega de prêmios. A data, o local e horário serão divulgados posteriormente.

As inscrições para a mostra são gratuitas e estarão abertas até o final de maio de 2012. Para se inscrever os interessados deverão preencher a Ficha de Inscrição e remetê-la devidamente assinada com todas as folhas rubricadas, para a CTB/RS, com os seguintes materiais:

  • Cópia em DVD da obra, para seleção/exibição;
  • 2 fotos do trabalho ou realizadores para divulgação, em arquivo digital formato JPG com resolução mínima de 300 dpi (os arquivos com as fotos deverão ser enviados em CD/DVD).
  • Enviar mensagem com o nome da obra inscrita e a data de postagem do material para o correio eletrônico da CTB/RS

Maiores informações na Secretaria da CTB/RS (51-32289478).
Baixe a Ficha de Inscrição

domingo, 13 de maio de 2012

A partir de maio, piso do comércio equipara-se ao piso regional

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí realizou nesta sexta-feira (11) sua assembleia ordinária, tendo como pauta principal o inicio das negociações para o dissídio da categoria no período 2012/2013.

Um dos itens das negociações a serem realizadas este ano, além do reajuste, será a antecipação da data base de maio para março em 2013, acompanhando a antecipação da data base do salário minimo e do piso regional no estado.

Rosane Simon, presidente do Sindicato, explica que a partir de maio, nenhum comerciário deve receber valor menor que o estipulado em lei referente ao mínimo regional do estado. O valor atual é de R$ 732,36. “Estamos enviando comunicado aos escritórios lembrando que o acordo do nosso dissídio 2011/2012 vence em abril, passando a partir de maio a valer para o comércio o valor do piso regional até que seja acordado o dissídio do período 2013/2013”.

Há descontentamento na base com a inflação medida no período, que ficou em 4,88%. “É um índice baixo, mas temos neste início das negociações o piso regional que nos dá um bom parâmetro”, diz Rosane. A presidente do Sindicato lembrou da luta dos empresários contra o piso regional. “Não vai faltar aqueles que digam que não precisa mais dos Sindicatos, já que o governo está estipulando o salário mínimo no estado e no país. Mas temos que lembrar que a luta pela valorização do salário mínimo é uma luta dos sindicatos e dos trabalhadores, que fizeram e continuarão a fazer muita pressão pela sua valorização”.

Apesar do valor estipulado pelo mínimo regional, a luta será para fechar acima deste piso e ampliar o valor do aumento real para aqueles que ganham acima deste valor. “Convocamos todos os nossos diretores para iniciarmos com bastante força a nossa campanha salarial deste período”, concluiu a presidente.

Posse da nova diretoria
No próximo dia 25, a diretoria eleita em março toma posse, em um jantar festivo no CTG Chaleira Preta. Os convites estão a venda na sede do Sindicato. O evento começará as 20 horas.