segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Comerciárias de Ijuí participam do 3º Congresso Nacional da CTB


O 3º Congresso Nacional da CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) encerrou-se neste sábado (24), em São Paulo, com a eleição da nova direção. Adilson Araújo, bancário da Bahia, foi eleito o novo presidente. O Congresso teve a participação de 1.258 delegados e delegadas dos 27 estados brasileiros, sendo 67,09% homens e mulheres 32,91%. Entre a representação feminina dos delegados, duas comerciárias ijuienses. A Vereadora e Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí Rosane Simon e a Diretora da Entidade, Débora Maas.

O congresso teve como tema central “Avançar nas mudanças com valorização do trabalho”. No seu discurso de posse, Adilson Araújo destacou algumas de suas propostas como ampliar a rede de comunicação e, no plano da organização, constituir uma central de apoio e logística para as entidades sindicais. "Tenham certeza de que vocês não elegeram um técnico, mas um trabalhador destemido, dedicado e comprometido com a causa da classe trabalhadora", afirmou, para em seguida sustentar sua disposição para aproximar cada vez mais dentro da CTB o sindicalismo do campo e da cidade.

Araújo iniciou sua militância sindical e política no final dos anos 80. Ele participou da fundação da CTB em dezembro de 2007 e, na esfera institucional, foi também presidente do Conselho Estadual de Trabalho e Renda da Bahia (CETER-BA), representando a bancada dos trabalhadores. O dirigente assume a presidência da CTB nacional em um momento de consolidação da Central, dentro de uma perspectiva de crescimento que deve colocá-la, a médio prazo, entre as três maiores entidades do país.

Dep. Federal Assis Melo (Ex-presidente
dos Metalúrgicos de Caxias), com Débora
Maas e Rosane Simon (Ambas a direita)
Para Débora Maas, que faz parte da direção estadual da entidade, o Congresso é momento de reforçar a estratégia de luta. “Os debates são esclarecedores e nos possibilitam um contanto mais aprofundado com a conjuntura e também uma leitura em relação ao momento político. Saímos com a convicção de que precisamos ampliar nossa união neste dado momento, buscando pressionar o governo a atender a pauta dos trabalhadores”. Débora destacou também a interação com outras realidades. “Aqui temos contato com pessoas de todas as regiões do Brasil e também com trabalhadores das mais diversas categorias, o que nos permite ampliar nosso conhecimento destas realidades e também ampliar os laços de cooperação e de luta”.

A Vereadora e Presidenta do Sindicato dos Comerciários de Ijuí destacou a representatividade que a CTB alcançou nestes poucos anos de existência. “Foram debates muito ricos centrados no projeto de avançar nas reformas e que contaram com a presença de representantes das todas as centrais sindicais, de partidos de esquerda e também de representantes dos Governo Federal e da cidade de São Paulo, o que demonstra o respeito que a CTB construiu como uma central classista e de luta”. Para Rosane Simon os trabalhadores e as trabalhadoras, da cidade e do campo, são o centro impulsionador das reformas que o país precisa. “Nosso congresso mostrou a unidade do nosso projeto entre as diversas categorias e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, além de diversas forças políticas no entendimento de que somos a força que pode efetivamente pressionar o governo para que ocorram as mudanças e o país avance nas reformas que trarão mais dignidade e qualidade de vida para o nosso povo”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário