O encontro em Ijuí foi aberto pela Presidenta do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí Rosane Simon. Rosane saudou a todos, dando boas vindas a Luciano Agostini, do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ijuí, que esteve presente. Estiveram presentes também representantes dos comerciários de toda a região e Diretores do Sindicato de Ijuí
Eremi Melo, Secretária Geral da CTB/RS e o Diretor Financeiro Júlio Lopes representaram a Central. Além de mostrarem vídeos que resumem um pouco da história da CTB no estado, foram debatidas as principais lutas dos trabalhadores atualmente, dentre elas o fim do fator previdenciário e a valorização das aposentadorias e do reajuste para aposentados, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e o luta para barrar a PL 4330, que institui a terceirização. O PL 4330, por reduzir amplamente os direitos da classe trabalhadora foi apelidado de PL do trabalho escravo.
Júlio Lopes falou aos presentes sobre uma das pautas do encontro, o fortalecimento das regionais. Ressaltou o papel da CTB na vida dos trabalhadores e trabalhadoras e também na medida em que mantêm vivas as bandeiras de luta que outras centrais abandonaram ao longo de sua caminhada. “Hoje ainda lutamos pela redução da carga horária e o fim do fator previdenciário. Somos contra o PL 4330 que é uma bomba para os trabalhadores. Se este PL for aprovado, não tem mais classe trabalhadora. E toda esta luta, nós fazemos independentemente de quem está no governo. São nossas bandeiras históricas pelas quais a CTB atua como protagonista, estando sempre a frente destas bandeiras”, defendeu.
“Quando fundamos a CTB, tínhamos o entendimento de que nos fazia falta uma Central que conseguisse juntar os anseios de cada categoria naquilo que elas tem em comum. A CTB, apesar dos poucos anos de fundação, já se tornou uma gigante, por realizar a luta dos trabalhadores e trabalhadoras justamente neste sentido, independentemente de quem esteja nos governos e defendendo avanços sempre pensando na valorização do trabalho e da produção”, complementou Rosane Simon.
Para a Secretária Geral Eremi Melo, o momento do país é novo e a pauta dos trabalhadores só vai avançar quando o povo for para as ruas. Eremi destacou que há disputa pelas mobilizações. “A pauta da classe trabalhadora no Congresso Nacional não avançou, mas também não retrocedeu porque há luta. A força, a presença e o lobby dos empresários é muito forte e nós, seja nos legislativos, nos executivos ou nas ruas, precisamos aumentar nossa presença também”, disse.
Luciano Agostini com a Secretária Geral Eremi Melo |
“Nas mobilizações que realizamos recentemente em Ijuí temos que ressaltar o papel dos servidores públicos municipais e dos professores. Os servidores públicos estão neste período, retomando suas bandeiras e lutando com muita garra e dignidade para abrir diálogo frente aos problemas que tem enfrentado. O convite que fazemos para que estejam conosco é justamente para reforçar a luta que é de todos nós e que de certa maneira, já estamos travando no legislativo ijuiense”, disse Rosane Simon.
Muitos Sindicatos da região filiados a Central não puderam comparecer a esta reunião, impossibilitando a formalização de uma representação regional para a CTB. Com isso, uma nova reunião da Regional Noroeste está agendada para o dia 12 de novembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário