A Convenção Coletiva que rege o regime salarial dos trabalhadores no comércio termina no final de fevereiro e a partir de março o piso do comerciário deve ser igual ao regional. Atualmente o piso salarial é de R$ 745,00. A partir do salário de março (pago no início de abril) os trabalhadores do comércio não poderão receber menos do que R$ 805,59. Este valor corresponde ao enquadramento da categoria no piso regional do Rio Grande do Sul para os comerciários, conforme o projeto de lei 281/12 aprovado em dezembro pela Assembleia Legislativa concedendo um aumento de 10% que vigora a partir de 1 de fevereiro.
“Estamos enviando um ofício circular a todos os escritórios de contabilidade informando sobre a validade da convenção coletiva e o valor do piso regional no estado. Mas é importante que o comerciário esteja atento e revindique os seus direitos”, informa a presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Rosane Simon. Segundo ela, o Sindicato está orientando os escritórios ao pagamento do piso apartir de 01 março.
O secretário geral da Federação dos Empregados no Comércio de Bens e de Serviços do RS, Paulo Ferreira, explica que enquanto não sair um novo acordo com a classe patronal, os comerciários receberão o piso regional e que esta é uma orientação da Procuradoria Regional do Trabalho da 4ª Região. “Esta instrução é de 26 de julho do ano passado e nós estamos fazendo este alerta para as empresas”, explica.
O Procurador do Trabalho, Philipe Gomes Jardim, recomenda que a federação deve “determinar aos sindicatos que orientem às empresas integrantes da categoria econômica para a obrigatoriedade do cumprimento do piso salarial vigente no âmbito do Estado do Rio Grande do Sul a todos os respectivos empregados assim que houver encerramento da vigência de convenção ou acordo coletivo de trabalho”.
Ferreira destaca que tradicionalmente acontece de a convenção vencer e os trabalhadores ficaram recebendo o mesmo piso enquanto não há um acordo. Posteriormente, com o fechamento da convenção, todos recebem as diferenças atrasadas. Com essa orientação do procurador, passa a valer o piso enquanto não há o fechamento de um novo acordo.
A presidenta do Sindicato da categoria em Ijuí e também segunda vice presidenta da Federação, conclama os trabalhadores para a mobilização para a campanha salarial deste ano. “Iniciamos nossas assembleias nas bases a partir do dia 23 deste mês e convocamos a categoria para que se mobilize. Vamos buscar um reajuste acima do piso regional”, afirmou Rosane Simon.
sexta-feira, 11 de janeiro de 2013
quinta-feira, 10 de janeiro de 2013
Vereadora Rosane Simon avalia mandatos no legislativo e no Sindicato dos Comerciários
No seu primeiro mandato como vereadora, Rosane Simon salientou a aproximação com a comunidade. “Acompanhamos e fiscalizamos as ações do executivo, principalmente no que diz respeito aos direitos dos trabalhadores e das mulheres”, ressalta a vereadora. Nestes 4 anos, mais de 150 indicações de melhorias foram encaminhadas para execução, resultado de demandas colhidas nos bairros com a comunidade.
“Carrego uma tristeza, pois ainda não tivemos força junto a esse governo reeleito, apesar das promessas, para ampliar o serviço de assistência às mulheres em nossa cidade”, avaliou a vereadora. Rosane Simon refere-se a criação da Coordenadoria da Mulher e da Casa de Passagem para mulheres vítimas de violência. “Reforçamos com o mandato e com o Sindicato a luta das mulheres junto com o Fórum Permanente da Mulher e com o Conselho da Mulher de Ijuí. A cada ano, participamos e apoiamos os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, além das Campanhas do Laço Branco e da Caminhada do Dia Internacional pelo Fim da Violência Contra a Mulher. Mas nossa luta é para que o prefeito cumpra a promessa feita já na eleição passada e crie a Coordenadoria da Mulher”. Rosane explica que com a atuação da coordenadoria, a exemplo de outras cidades da região, será possível a conquista de verbas para projetos como a Casa de Passagem e para projetos de apoio as mulheres”.
Por duas legislaturas, Rosane Simon ocupou cargo de Secretária da mesa diretora |
“Mais do que aprovar projetos considero importante o zelo e a fiscalização que temos com relação ao executivo. É esse o papel do vereador, o de guardião dos interesses do cidadão. Creio que este foi um mandato de desafios e acumulo de experiências. Seguiremos no mandato, junto com o meu partido, o PCdoB, lutando com humildade e altivez, caminhando sempre ao lado do povo”, finalizou.
Luta dos trabalhadores tem pauta e agenda em 2013
Ao analisar a atuação do seu mandato na presidência do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Rosane Simon ressaltou que a eleição da atual diretoria, em abril de 2012, reforça o principal objetivo da entidade que é o de estar a frente, liderando a categoria e dando o apoio necessário ao trabalhador do comércio. “Estamos no caminho certo. Tem o empenho e a dedicação de toda a diretoria em zelar pelas questões que envolvem tanto os comerciários quanto os trabalhadores de outras áreas de atuação. Atuamos utilizando toda a nossa força e todos os meios que estão ao nosso alcance com relação as necessidades dos trabalhadores”, afirma Rosane.
Nesta lógica, a presidenta ressaltou a importância do mandato no legislativo. “Nosso mandato no legislativo, representando os trabalhadores reforça a luta do Sindicato, assim como o Sindicato reforça a representatividade do mandato na Câmara. Quem ganha são os trabalhadores que ficam representados no legislativo. Temos que ter a consciência da importância que este mandato tem”, explica.
Rosane destacou as ações e a luta pela valorização do Piso Regional e o Fim do Fator Previdenciário. “Com relação ao piso da categoria, mais uma vez tivemos avanços importantes para o dissídio do comerciário, ainda que não tanto quanto queríamos”, comentou.
Projetando 2013, Rosane Simon lembrou da luta geral dos trabalhadores em questões fundamentais. “Temos pauta e agenda. Importantes projetos tramitam na Câmara Federal como o Fim do Fator Previdenciário e a redução da jornada de trabalho para 40 horas. Reforçaremos nossa atuação na conquista destes direitos importantes para os trabalhadores e aposentados”, finalizou.
Assinar:
Postagens (Atom)