terça-feira, 13 de março de 2012

Sindicato do Comércio mobiliza categoria para a campanha salarial 2012/2013

O Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí realizou assembleia com trabalhadores na última sexta-feira (09), cuja pauta tinha, como principal assunto, o dissídio da categoria para 2012.    

Rosane Simon, presidenta do Sindicato, cumprimentou a todos pelo empenho e pelas mobilizações realizadas no ano de 2011 tanto na campanha salarial como para o reajuste do salário mínimo regional. “Nossa mobilização foi fundamental porque esta é uma das principais lutas dos trabalhadores no estado, e a classe patronal tentou de todas as maneiras, e ainda tenta, excluir o mínimo estadual. Temos que comemorar esta vitória”. O Rio Grande do Sul é o primeiro estado a reajustar o seu salário mínimo. O reajuste foi de 14,75%.  Rosane lembrou aos presentes que o salário da categoria do dissídio 2011/2012, negociado com o Sindilojas e outros Sindicatos Patronais vale até abril. A partir de maio passa a ser de R$ 732,36 pelo menos, até fechar o novo acordo para 2012/2013.

O presidente da Federação dos Trabalhadores no Comércio do RS, Guiomar Vidor, em nota estadual, diz que esta pode ser considerada uma vitória da persistência e da luta da Fecosul, juntamente com os os Sindicatos e a CTB, que abraçaram a luta pela valorização do piso regional aprovado por unanimidade nesta semana pelos deputados estaduais. “Este acordo abre caminho para o fechamento das convenções coletivas das áreas representadas pelos sindicatos, onde buscaremos manter a proporcionalidade nos pisos e reajustes, os quais sempre foram superiores aos das cidades representada pela Fecosul”, argumenta o presidente da Federação dos Comerciários.

Rosane Simon tem o mesmo entendimento. “Nossa expectativa é de manutenção dos percentuais conquistados no Piso Regional. Sabemos que sempre temos em Ijuí uma negociação muito difícil, mas precisamos de muita mobilização da nossa categoria para manter e ampliar as conquistas”. Uma das demandas dos comerciários para 2012 será a antecipação da data base da categoria acompanhando a data base de reajuste do mínimo regional.


Eleições para a nova diretoria serão em abril
Apenas uma chapa foi inscrita e concorre nesta eleição, que acontecerá nos dias 11 e 12 de abril. Uma urna ficará na sede do Sindicato e urnas móveis percorrerão o comércio em Ijuí e nas demais cidades da base de atuação. Rosane Simon concorre a reeleição. “Apesar de mantermos os principais nomes que compõe a nova diretoria, temos alguns jovens e novos integrantes compondo esta nova chapa e também muitas mulheres, o que me deixa muito satisfeita com o trabalho que estamos realizando”, disse a presidenta. Para estar apto a votar, o comérciário deve estar associado ao sindicato por 6 meses, antes da eleição.

Para finalizar, Rosane Simon parabenizou a todas as comerciárias pela passagem do Dia Internacional da Mulher. “Nossa categoria é sem dúvida nenhuma, uma das que mais trabalha e com uma das maiores jornadas entre os trabalhadores em geral. Ser mulher e ser comerciária se torna assim, um ato de muita força, empenho e dedicação, na família, no trabalho e na vida. Espero que possamos juntos, homens e mulheres, construir melhores condições para todos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário