quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Encontro na Fecosul debate importância da comunicação para os sindicatos

Assessor de Comunicação do SEC de Ijuí participou do evento
O terceiro encontro de comunicação da Fecosul, realizado nesta quarta-feira, 25/09, reuniu jornalistas, dirigentes e funcionários de sindicatos filiados e da CTB/RS para discutir a importância da comunicação dentro das entidades.  O encontro foi uma troca de experiências e tratou como melhorar o compartilhamento da comunicação entre sindicatos e a Fecosul, e como os sindicatos podem usar a Fecosul como fonte de informação. O Assessor de Comunicação do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí, Adriano Schröer, foi um dos participantes do evento.

Os participantes expuseram como cada sindicato cuida da sua comunicação, quais os meios que usa e as dificuldades que enfrenta. Entre as dificuldades enfrentadas, e percebidas no movimento sindical, está a falta de compreensão dos dirigentes em dar a importância necessária para a comunicação nas entidades. Seja na comunicação com a base, com a sociedade, com os demais seguimentos sindicais, dos sindicatos com a Federação ou na comunicação interna das entidades.

Para Adriano Schröer, assessor do Sindicomerciários Ijuí, a iniciativa da Fecosul foi importante porque demonstrou que ainda é preciso avançar muito em termos de comunicação dentro dos sindicatos. “As formas de comunicação avançam muito rapidamente e os sindicatos ainda estão usando meios “primitivos” para atingir a base e a sociedade, outros nem fazem comunicação, e isso passa pela compreensão dos dirigentes”, avalia o assessor.

A assessora da Fecosul, Márcia Carvalho, também entende que a comunicação é uma decisão política das direções dos sindicatos. “As direções precisam ter a compreensão de que a comunicação é importante tanto quanto a decisão de uma convenção coletiva, que é uma disputa de ideia que se trava do trabalhador com a empresa. O trabalhador só tem a versão dos fatos que o patrão lhe oferece, que a mesma que a grande imprensa passa todos os dias nos jornais, no rádio e na televisão. Os materiais dos sindicatos precisam fazer o contraponto e mostrar que é possível conseguir melhores condições de trabalho, melhores salários, e que os trabalhadores têm direitos que precisam ser cumpridos. Esse é o dever dos sindicatos informar os trabalhadores”, exemplifica Márcia.

Márcia completa dizendo ainda que podem ser usados todos os meios possíveis como jornal, panfletos, rádio, redes sociais (sites, facebook, twitter, outros), televisão, entre outros. E que comunicação não pode ser vista como um gasto para o Sindicato, mas sim como um investimento na informação do trabalhador.

Fonte: Assessoria de Comunicação Fecosul

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