quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Presidente da Federação dos Comerciários do RS estará em Ijuí neste sábado

Guimoar Vidor, presidente da FECOSUL/RS (Federação dos Empregados no Comércio de Bens e Serviços) estará na cidade para uma reunião, no início da tarde, com a direção do Sindicato dos Empregados no Comércio. A principal pauta da reunião será a agenda de ações da categoria para o ano de 2013, mas também a mobilização para as lutas, desafios e bandeiras gerais dos trabalhadores neste período.

A reunião pretende fazer uma análise e uma atualização sobre a situação da Cotrijui, em especial com relação aos trabalhadores da empresa. A Federação e o Sindicato estão acompanhando de perto esta questão. “Nossa maior preocupação neste momento é contribuir para que a Cotrijui se recupere e supere esta situação momentânea em que se encontra. Mas estamos acompanhando e buscando garantir que não haja prejuízo aos trabalhadores da empresa neste processo”, explica a presidenta do Sindicato dos Comerciários de Ijuí, vereadora Rosane Simon.

Mobilização para a 7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais
Guiomar, que também é presidente da CTB/RS (Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil), também mobiliza os sindicatos filiados para participar da 7ª Marcha das Centrais Sindicais e dos Movimentos Sociais, no próximo dia 06 de março, em Brasília.

A marcha, organizada pela CTB, CGTB, CUT, Força Sindical, NCST e UGT, conta com apoio dos movimentos sociais e estudantil e promete reunir dezenas de milhares de trabalhadores da cidade e do campo, na Esplanada dos Ministérios, com o propósito de entregar uma pauta de reivindicações ao governo federal, baseada na Agenda da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat).

A íntegra da pauta a ser apresentada ao poder público e ao Congresso Nacional inclui as seguintes reivindicações:

1) Redução da jornada para 40 horas semanais
2) Fim do Fator Previdenciário
3) 10% do PIB para a Educação
4) 10% do PIB para a Saúde
5) Reforma Agrária - assentamento de 200 mil famílias
6) Convenções 151 e 158 da OIT (negociação coletiva no setor público e dispensa Imotivada);
7) Política para os aposentados
8) Investimento na produção no emprego
9) Correção da Tabela de Imposto de Renda.
10) Igualdade de oportunidade para homens e mulheres

Nenhum comentário:

Postar um comentário