terça-feira, 23 de abril de 2013

Acidente de Trabalho foi tema de palestra promovida pela OAB/Ijuí



Promovida pela 23ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a palestra “Os Reflexos Jurídicos do Acidente de Trabalho”, contou com a presença da vereadora e presidenta do Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Ijuí Rosane Simon. O evento aconteceu na Sala do Júri do Fórum e foi organizado pela Comissão Trabalhista da 23ª OAB, formada pelos advogados Luiz Carlos Vasconcellos; Cristiano de Bitencourt; Harry Jorge Bender; Ilhana Vendruscolo; Janete Maria Cazotti Belinaso, João Maria Mendonça, Mateus Zambonatto e Paulo Ricardo Bitencourt.

A palestra teve como mediador o juiz titular da Vara do Trabalho de Ijuí Luís Ernesto dos Santos Veçozzi, especialista em Direito Processual do Trabalho, Direito do Trabalho e Direito Previdenciário pela Unisc.

O palestrante foi o juiz titular da Vara de Trabalho de Três Passos Dr. Ivanildo Vian, especialista em Direito Processual Civil e do Trabalho pela UPF; ex-professor titular da matéria de Direito do Trabalho na URI – Universidade Regional Integrada campus de Frederico Westphalen, ex-professor de cursos preparatórios para exame da OAB, nas matérias de Direito do Trabalho e de Processo do Trabalho. Ivanildo afirmou que hoje existe um exército de mutilados, que geram enormes gastos ao INSS. “Não quero dar uma aula sobre CLT, até mesmo porque deveria estar sentado com vocês então, mas quero passar a visão do jurista sobre este tema. Discutir e promover a reflexão sobre os reflexos do acidente de trabalho”, comentou Vian.

O juiz também ressaltou a importância do estudo e discussão dos casos, pela amplitude do tema e pelas esferas que envolvem. “Formamos grupos de estudos, em que redigimos artigos,  pois realmente o acidente de trabalho envolve o Código Civil, Previdenciário, Trabalhista. Então temos que ter a consciência de que cada caso deve ser julgado com suas especificidades”, salientou.

Para a presidenta do Sindicato, Rosane Simon, é de extrema relevância que este tema seja debatido. “Assim poderemos avançar na luta por melhores condições para nossos trabalhadores”, comenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário