terça-feira, 9 de abril de 2013

Comerciários realizam o lançamento da Campanha Salarial nesta quarta-feira

A Fecosul convocou todos os seus sindicatos filiados para o lançamento da Campanha Salarial Unificada 2013, nesta quarta-feira, 10 de abril. A Federação dos Comerciários do RS deverá reunir mais de 300 líderes sindicais de todo o Estado no Salão/Auditório I da Igreja da Pompeia (Rua Dr. Barros Cassal, 220 – Floresta), em Porto Alegre em um ato de lançamento da campanha. Logo após o ato, uma caminhada será realizada até a sede da Fecomércio para entrega das reivindicações da categoria.

A Fecosul afirma que para a valorização do comerciário é preciso além do reajuste salarial, mais investimentos na profissionalização e condições de trabalho. Segundo estudos do Dieese, a categoria tem um dos salários mais baixos em relação a setores como indústria e serviços, e uma das maiores jornadas de trabalho.

A Federação também informa que não há falta de mão de obra no setor. “O que falta é valorização do trabalho do comerciário. Outros setores como indústria e serviços têm melhores salários e jornadas menores, sem trabalho aos domingos e feriados, então o que está acontecendo é uma migração de setor e não falta de mão de obra”, afirma Guiomar Vidor, presidente da Fecosul.

Em 2012, as vendas no varejo no Brasil subiram 8,4% em volume em relação ao ano anterior. O segmento de hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram esta expansão, que o levou a responder por 44,6% da taxa anual do varejo, sendo este o principal impacto no resultado do comércio varejista. Estes dados foram divulgados no final de fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para Vidor, este desempenho positivo demonstra as reais condições do setor atender as reivindicações da categoria comerciária na campanha salarial deste ano. “Nossas reivindicações são de melhorias das condições de trabalho e de reajuste de 12% para os salários da categoria”, explica Vidor.

A Fecosul representa mais de 50 sindicatos de comerciários e de serviços de todo o Rio Grande do Sul, o que significa representar cerca de 500 mil trabalhadores no comércio e serviços.

Nenhum comentário:

Postar um comentário