sexta-feira, 19 de abril de 2013

Comerciários se solidarizam ao 3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste

 

Agricultores de 70 municípios da região, representando cinco regiões da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS), participaram do “3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste”, nesta sexta-feira (19), em Santo Ângelo. A manifestação dos agricultores é para chamar a atenção da sociedade quanto a questões como a demanda mundial por alimentos e o custo de produção, entre outros temas.

As diversas caravanas dos municípios se concentraram primeiramente na Praça Pinheiro Machado onde aconteceu a abertura do encontro e a manifestação de Sindicalistas e deputados. Logo após o ato de abertura, os agricultores saíram em caminhada com paradas de visita e entrega de documentos no Banco do Brasil, Sicredi, agência do INSS, Caixa Econômica Federal e Banrisul.

Rosane Simon representou a CTB/RS e a
Fecosul na Manifestação
A Vereadora e Presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Ijuí acompanhou a manifestação, representando o Presidente da Fecosul e da CTB/RS, Guiomar Vidor. “É um dos eventos mais significativos e importantes da agricultura familiar e do setor no país, por isso estou presente para trazer o apoio dos comerciários do Rio Grande e da CTB às importantes revindicações que estão na pauta deste movimento. Queremos uma agricultura forte, economicamente viável e melhores condições de vida para as trabalhadoras e trabalhadores da agricultura”, disse Rosane Simon.

O “3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste”, é uma espécie de interiorização dos ‘Gritos da Terra’. “Pela terceira vez debatemos pontos de pauta da Região Noroeste, agregando pontos de pauta do nosso movimento sindical do Estado e do país, fazendo uma mobilização com o nosso público de agricultores”, informa Agnaldo Barcelos, 2º Secretário da FETAG-RS e coordenador do macro regional Missões Fronteira Noroeste.

3º Grito de Alerta Missões Fronteira Noroeste
debateu pauta de trabalhadores na agricultura

Entre os pontos debatidos pelo movimento estão:
- Política de garantia de renda;
- Crédito rural diferenciado para viabilizar a agroecologia e manter o jovem no campo, além de isenção tributária para insumos agrícolas utilizados na produção da cesta básica, pela agricultura familiar, entre outros;
- Assentamento de duas mil famílias no Rio Grande do Sul em 2013/2014, através do Programa de Reforma Agrária e alteração do Programa Nacional de Crédito Fundiário, no que se refere à renda, patrimônio e a lei que trata de restrição de compra de herdeiros;
- Universalizar e garantir a assistência técnica diferenciada e de qualidade para a agricultura familiar;
- Programar o pagamento por serviços ambientais prestados pela agricultura familiar, proporcional à área preservada em cada propriedade, entre outros.

O ‘Grito de Alerta’ ainda trata de temas como convivência com intempéries climáticas, além de programas estaduais e municipais de incentivo à agricultura familiar.

Os agricultores pretendem entregar a pauta aprovada no encontro ao governo do Estado no dia 22/4.

Nenhum comentário:

Postar um comentário