quinta-feira, 4 de abril de 2013

Governador do estado preocupado com a situação dos trabalhadores da Cotrijui


Situação dos trabalhadores da Cotrijui
preocupa o Governador do Estado
A Diretoria Executiva do Sindicato dos Empregados do Comércio de Ijuí recebeu na tarde desta terça-feira a visita do Assessor Superior do Governador Tarso Genro, Milton Viário. A reunião foi agendada no início desta semana por Guiomar Vidor, Presidente da Federação dos Comerciários no estado (Fecosul).

“Esta reunião já é um dos desdobramentos da nossa mobilização da última terça-feira, em que paramos a Cotrijui para chamar a atenção da sociedade para os problemas pelos quais passa a cooperativa”, explicou a Presidenta do Sindicato, Rosane Simon. Além de diretores da entidade sindical, estiveram presentes alguns funcionários da Cotrijui, o Presidente do Sindicato da Alimentação, Gladimir Ribeiro da Silva e o Coordenador do Conselho de Representantes da Cotrijui, Otávio Pretto.

Milton Viário explicou que a visita é uma determinação do governador, que está solidário aos trabalhadores e empenhado em apoiar a categoria na busca de soluções para a crise. “Vim trazer o apoio e a solidariedade do Governador Tarso Genro. Queremos ouvir vocês e conhecer a real situação dos trabalhadores e da empresa e partir disso, abrir um canal de diálogo para encaminharmos ações concretas em relação a situação”.

Milton disse que na terça-feira pela manhã, em reunião com secretários, o Governador tomou conhecimento através da Secretária de Turismo, Abgail Pereira, da mobilização dos trabalhadores, associados e produtores que estava acontecendo em Ijuí e imediatamente determinou a agenda. “Tratamos da questão da cooperativa desde o ano passado. Há um grupo de trabalho no governo que está empenhado em encontrar soluções para esta crise e ajudar no que for possível”, disse Milton Viário. Ele fez um relato de como o governo está tratando a questão e de quais as possíveis soluções para a crise.

A Presidenta Rosane Simon pediu ao Assessor do Governador que de maneira imediata pudessem ser encaminhadas soluções para o pagamento de salários atrasados e também de valores dos associados. “Os trabalhadores e os associados precisam de perspectivas e elas não estão acontecendo”.

Para Rosane, da maneira como a atual direção encaminha as questões da empresa, a Cotrijui está próxima do limite. “Um problema que era só no setor de grãos, agora está em outros setores da empresa, como o frigorífico, a fábrica de ração e os mercados. Nossos diretores relatam que não há mais fornecimento de mercadorias por falta de pagamento aos fornecedores e que os mercados podem ficar inviabilizados em 30 dias”.

Segundo Rosane Simon, existem muitas coisas que não estão aparecendo aos associados. “Se há verdadeira intenção de salvar a cooperativa, é preciso haver ainda mais transparência na administração”. Rosane disse que os associados precisam saber que a cooperativa está perdendo fornecedores diariamente por falta de ação da direção. Além disso, a demissão de vários trabalhadores experientes que ocupavam postos chaves e que tomavam as decisões necessárias para o funcionamento da cooperativa está inviabilizando o funcionamento da empresa.

“Digo isso porque é o que os nossos associados que trabalham na Cotrijui nos relatam. Não houve substituição destes trabalhadores e hoje há setores em que não há quem decida ou encaminhe o serviço diário e isto está parando a empresa”. Rosane Simon explicou que de nada adianta o esforço da sociedade e dos governos para resolver a crise financeira da cooperativa, sem que a atual direção resolva os graves problemas administrativos verificados no dia a dia da cooperativa.

Está agendada para esta sexta-feira (05) uma nova reunião entre a diretoria da Cotrijui e o governo do estado. Milton Viário disse que pedirá ao Governador para que uma representação de trabalhadores seja incluída no grupo de trabalho que trata da questão dentro do governo. Além disso, Rosane Simon fez um pedido especial para que Milton Viário solicite ao Governador que a Corsan não corte o abastecimento de água dos trabalhadores da empresa, por causa dos salários atrasados. “Já encaminhei este pedido ao Demei para que a luz não seja cortada e também à Corsan e acho que podemos reforçar este pedido de exceção neste período ao serviço de abastecimento de água, até que a situação se normalize”, explicou. Milton Viário deve encaminhar ao Governador ainda nesta sexta-feira todas estas questões levantadas pelo grupo e garantiu que o governo está empenhado em ajudar na solução da crise.

Ao centro: Luiz Carlos Vasconcelos, Rosane Simon e Milton Viário

Nenhum comentário:

Postar um comentário